segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Realidade Aumentada aplicada ao Design para EaD

Palestra - Realidade Aumentada aplicada ao Design para EaD
Informações Gerais
Próxima Turma: 18/10/2012 - 21/10/2012
Carga Horária: 2h
R$ 0.00
As inscrições para esta turma estarão disponíveis a partir do dia 19/09/2012
As inscrições para esta turma encerram no dia 17/10/2012
Palestra - Realidade Aumentada aplicada ao design para EaD

18/10/2012 às 20hs
Resumo
A Realidade Aumentada (RA) pode ser aplicada a todos os sentidos humanos, ao criar a possibilidade de combinar os modelos de representações virtuais ao ambiente real. Com o avanço tecnológico, a RA tem possibilidade concreta de vir a ser a próxima geração de interface popular, fazendo com que o usuário não perceba a diferença entre o mundo real e o virtual, promovendo a sensação de ambiente único. A RA tem inúmeras aplicações e tem sido bastante utilizada no marketing e propaganda, assim como em simulações para treinamentos e capacitações. Nesta palestra, aborda-se especialmente a aplicação da RA ao e-Learning. Compreender o desafio do designer instrucional ao utilizar o RA como recurso e ferramenta que agrega ao processo de ensino e aprendizagem autônomo.  Algumas das possibilidades da RA contribuir com o processo de aprendizagem, ao utilizar recursos computacionais que integram objetos virtuais ao cenário real,  são: gerar exemplos, ilustrando de forma prática, objetiva e visual; incentivar o interesse dos alunos; tornar envolvente a recapitulação dos conceitos vistos em aula; proporcionar a integração da teoria e prática do conteúdo.

Palestrante: Alexandra Cristina Moreira Caetano
Doutoranda em Arte, na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia, com a pesquisa Sinestesias - Interfaceologia da sensorialidade (UnB). Mestre em Arte  (UnB/2010), com a pesquisa em Interface: processos criativos em Arte Computacional. Especialista em Design Instrucional para Cursos EAD (Facel/IBDIN-2012). Especialista em Artes Visuais pelo (SENAC-DF/2009). Especialista em Educação a distância pelo SENAC-DF (SENAC-DF/2007). Pesquisa nas áreas de arte contemporânea, tecnologia, tecnociência, EaD, interfaces, interação, tutoria, dispositivos não convencionais de interação, visão computacional, design instrucional para EaD, e-learning para dispositivos móveis, realidade aumentada e games aplicados à educação. Possui experiência com tutoria EaD, designer instrucional para EaD, desenvolvedora de objetos de aprendizagem, conteudista e designer de material instrucional online e impresso para EaD.  Atua na Coordenação Pedagógica de Cursos de Especialização na modalidade a distância, no SENAC-DF. Professora das Pós-Graduações em Design Instrucional para Cursos EAD e em Design de Multitecnologias Digitais (FACEL/IBDIN). http://lattes.cnpq.br/3921263502318829
- Palestra online via webconferência
- Emissão de Certificado com carga horária de 2 horas para todos os participantes presentes na webconferência
Inscrição: 19/09/2012 a 17/10/2012
Investimento: GRATUITO
A palestra será a cerca do artigo "Realidade Aumentada Aplicada ao Design em EaD" que estará disponível para acesso, apenas para os inscritos, no ambiente da palestra no dia 11/10.
A palestra será dividia em dois momentos:
- exposição do palestrante
- debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)