quarta-feira, 31 de outubro de 2012

WIKI

Wiki

<![if !vml]><![endif]>Definição

 

Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos emhipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.

O termo "Wiki wiki" significa "muito-rápido" no idioma havaiano.

Este software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.

Principais características

Uma Web Wiki permite que os documentos sejam editados colectivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web. Dado que a grande maioria dos wikis é baseada na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Uma única página num wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se 'o wiki'.

Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas - geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki - Consultado em 05/09/2010 17:05.

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome,Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internetpode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

Fonte: http://wapedia.mobi/pt/Wikip%C3%A9dia - Consultado em 06/09/2010 13:10h


O que é

Wiki é uma aplicação web para gestão e edição de conteúdo, produzindo informações de forma colaborativa. Pode oferecer acesso livre ou somente por usuários cadastrados. A wiki garante aos usuários autonomia na sua utilização, segundo Heloisa Luck (2006, p. 98) "Não existe autonomia quando não existeresponsabilidade". Assim, o uso da Wiki na escola busca desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade, autonomia e solidariedade. O termo Wiki significa "super-rápido" em havaiano.

Wiki no ambiente escolar:

<![if !supportLists]>·         <![endif]>Estimula o trabalho coletivo e a reflexão, pois é necessária a discussão antes de fazer modificações;

<![if !supportLists]>·         <![endif]>Construção de pesquisas, crônicas, dicionários, poesias, textos;

<![if !supportLists]>·         <![endif]>Divulgar os projetos desenvolvidos na instituição;

<![if !supportLists]>·         <![endif]>O trabalho pode acontecer entre professor/professor, professor/aluno e entre alunos e professores de outras instituições.

Características da Wiki:

<![if !supportLists]>·         <![endif]>Facilidade de acesso e edição;

<![if !supportLists]>·         <![endif]>Guardar históricos das alterações;

<![if !supportLists]>·         <![endif]>As edições podem ser feitas por um grupo restrito de usuários;

<![if !supportLists]>·         <![endif]>Permite que o visitante comente sobre o que está sendo construído.

Uma Wiki pode ser criada em um ambiente on-line como o Wikispace que oferece o serviço gratuitamente, instalado em servidor com banco de dados como as plataformas Deki Wiki, Twiki ou Tikiwiki.

Sabemos que o fato de termos uma plataforma livre não é garantia da construção de uma cultura livre, faz-se necessário também, concebermos e realizarmos estratégias pedagógicas que proporcionem o desenvolvimento de projetos e atividades em ambientes colaborativos que incentivem a partilha de informações e a construção coletiva. Neste contexto, a Wiki configura-se como um software livre capaz de oferecer ferramentas para concretizar essas ações.

Por Vanessa dos Santos Nogueira - Colunista Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/educacao/wiki-na-educacao.htm Consultado em 05/09/2010 16:45h.

É o Wiki ou a Wiki?

Diante de pesquisas na net (principalmente Google, incluindo comparações de citações de sites e número de citações), "o" Wiki é o software/modelo/site que usamos para uma construção colaborativa. Seria "a" Wiki quando nos referimos ao maior exemplo Wiki atual: a Wikipédia. Mas, como diz Rodrigo Lara Mesquita corroborando "Paulo Drummond (*) juro que não sei se é "O" wiki ou "A" wiki... confesso que tb não - rm".

Citação: http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?post_pub_id=17602 05/09/2010 17:26h

Fonte da imagem desta página: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:MoxL2FvcWTd6vM:http://www.programaslivres.net/blog/wp-content/uploads/2007/04/wiki-escolabr.jpg&t=1



Fonte: http://uso-de-tic-em-sala-de-aula.wikispaces.com/Como+Criar+um+wiki



Mais sobre Wiki:
Você sabe o que é um CamelCase?
É a união de duas palavras onde a primeira letra de cada uma esteja escrita em Maíuscula, como em WebDois. O Wiki reconhece automaticamente como se fosse um hiperlink. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)