sábado, 18 de janeiro de 2014

Mestrado profissional em alta na rede pública

Após o êxito na Matemática, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), rede que sistematiza cursos a distância e semipresenciais oferecidos por instituições federais, expande a oferta de mestrados profissionais para outras áreas. As formações, voltadas a professores de escolas públicas, chegaram às áreas de Física e Letras no ano passado e devem atender ao ensino de Artes e História já em 2014.
A principal diferença dos mestrados profissionais para os acadêmicos, modalidade mais tradicional, é que esses cursos de pós-graduação se concentram menos na pesquisa e investem na capacitação para a prática. Quando começaram a se consolidar no Brasil, no início da década passada, havia resistência acadêmica ao formato. Hoje já existem mais de 500 no País.
No sistema UAB, que funciona desde 2007, os mestrados profissionais foram criados há três anos na área de Matemática (ProfMat). A opção pela universidade aberta atendeu à demanda, grande e distribuída, e facilitou o acesso. Cada universidade parceira tem um polo de coordenação, que orienta os estudantes da região e dá aulas presenciais uma ou duas vezes na semana. Os alunos ganham bolsa mensal de R$ 1,5 mil.
"Os resultados não são imediatos, mas elevam aos poucos a qualidade do ensino médio e fundamental público", ressalta Lívio Amaral, diretor de Avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação.
Qualificação. A rede de mestrados profissionais em Matemática, que tem servido de inspiração para cursos de outras áreas, é pioneira no sistema UAB. A coordenação da pós ficou sob responsabilidade da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), referência no setor.
Uma das prioridades foi levar em conta as necessidades e deficiências de formação dos docentes da rede pública. Para o presidente da SBM, Marcelo Viana, isso acontece porque os licenciados mais talentosos preferem ficar nas universidades a seguir o magistério no ensino básico. "Muitos nem pisam na sala de aula, já que a carreira não é atrativa", diz. Entre os méritos do curso, segundo Viana, estão a troca de experiências entre os mestrandos e o contato com pesquisadores de ponta.
"Compreendi melhor conteúdos que já havia visto na faculdade", lembra Vítor Amorim, professor de São Paulo que se formou na primeira turma do mestrado profissional de Matemática. De acordo com ele, que trabalha em uma escola estadual e em um colégio particular, a possibilidade de conciliar suas aulas com a pós foi fundamental para levar o curso adiante. "Outro ponto positivo foi repensar como avalio meus próprios alunos", comenta.
Professora da Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do programa do mestrado profissional em Letras (ProfLetras), Maria das Graças Rodrigues explica que a intenção é trabalhar questões cotidianas. "Em vez de aceitarmos somente dissertações, também valem como trabalho de conclusão de curso softwares ou propostas didáticas que possam impactar a vida nas classes", exemplifica.

Mais de 12,5 mil professores do ensino fundamental tentaram 856 vagas da primeira edição do ProfLetras, iniciada em agosto de 2013. A próxima turma começará em 2015. 
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mestrado-profissional-em-alta-na-rede-publica-,1120497,0.htm

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Lançamento da plataforma Escola Digital

Inspirare e o Instituto Natura lançaram nesta terça-feira (10), a plataforma Escola Digital, um buscador aberto e gratuito de recursos digitais pedagógicos. No portal, já é possível encontrar mais de 1,5 mil recursos virtuais, como vídeos, áudios, games, livros digitais, aplicativos, infográficos e outras ferramentas que podem ser utilizadas, a favor do aprendizado, por educadores e estudantes de todo o país.
Durante o evento oficial de lançamento, realizado em São Paulo, mais de 70 convidados puderam conferir, em primeira mão, todas as funcionalidades da plataforma que já conta com mais de 1600 objetos digitais. A construção do portal contou com a parceria do Instituto EducaDigital, do TIC Educa e daSEE-SP (Secretaria de Estado de Educação de São Paulo), que ajudaram no mapeamento das ferramentas já existentes na rede.
crédito Marcos Suguio

“A plataforma representa uma enorme possibilidade de aproximar o mundo da escola do mundo digital onde se encontram os nossos filhos. Hoje, os ODAs [Objetos Digitais de Aprendizagem] estão espalhados na internet. Com a Escola Digital, buscamos agrupá-los no mesmo ambiente para incentivarmos ainda mais o seu uso pelo aluno e pelo professor”, afirma a diretora do Inspirare Anna Penido. Segundo ela, um dos principais objetivos da plataforma é facilitar o uso dos objetos como estratégias complementares ao ensino.
“Com o mapeamento, fica mais fácil para os professores articularem os recursos digitais com os currículos escolares. Ele acaba se tornando umdesigner do currículo”, diz Anna. O trabalho de curadoria feito na construção da plataforma também é destacado por Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica. “Organizar a oferta é o primeiro passo para qualificar a demanda”, diz Françoise, mencionando o trabalho de seleção e disponibilização dos conteúdos.
Mapeamento
Para colaborar com o mapeamento dos recursos presentes na plataforma, foram convidados professores da rede pública. Cerca de 50 docentes vinculados à secretaria estadual de São Paulo garimparam grande parte das ferramentas. Eles também participaram da fase inicial de testes da plataforma, realizados há três meses. “Conhecemos a ideia do Escola digital em julho e em setembro começamos a concretizar a parceria. Nos aliamos ao projeto porque ele faz todo o sentido ao próprio caminho que a secretaria está construindo”, afirma Olavo Nogueira Filho, coordenador do programa Novas Tecnologias, Novas Possibilidades, que será lançado em janeiro pela SEE-SP.
Com o anúncio oficial do programa da secretaria estadual, que prevê a criação de uma plataforma nos moldes da Escola Digital, Nogueira espera utilizar todo o material já curado pelos professores da rede para ser disponibilizado no novo portal da SEE. “A ideia é customizarmos a Escola Digital de forma a contemplar 100% do currículo de São Paulo, criado desde 2007”, explica Nogueira.
A adaptação do conteúdo do Escola Digital será possível não apenas para a SEE-SP, como para qualquer secretaria ou até mesmo para o usuário, inclusive os pais de alunos interessados no acompanhamento das atividades escolares dos filhos. “Nosso desafio agora é com a próxima atualização, a ser feita no segundo semestre de 2014, criar mecanismos para a customização dos ODAs. Tudo isso para que alunos, pais e professores escolham seus objetos preferidos”, diz Anna, do Inspirare.
Enquanto a segunda versão ainda está sendo desenvolvida, o grande desafio da plataforma é chegar até os usuários. Uma das estratégias utilizadas é a aproximação das redes de ensino públicas brasileiras. “Nosso plano é oferecer a plataforma para as secretarias estaduais, por meio doConsed [Conselho Nacional de Secretários de Educação]. Em março, faremos uma reunião [com a entidade] e apresentaremos a plataforma. Mas de antemão, o secretário do Pará [Cláudio Ribeiro] já demonstrou interesse no uso da Escola Digital”, afirma Pedro Villares, presidente do Instituto Natura.
crédito Marcos Suguio

Professores
Convidada para o evento, a professora coordenadora do núcleo pedagógico de Geografia da SEE, Dulcinéia Ramos, explicou como se deveria utilizar os ODAs no cotidiano escolar. “Eles podem ser um diferencial quando utilizados para atingir os objetivos traçados pelo plano de aula. É importante, no entanto, que os professores acessem antes o recurso que ele pretende utilizar na turma e explique aos alunos o motivo pelo qual eles optaram por determinado objeto”, fala Dulcinéia.
Já outra palestrante do encontro, a professora de informática da rede municipal de São Paulo, Gislanie Batista, sugere que a aproximação com os objetos virtuais seja feita de forma gradual. “Os professores ainda não conseguem planejar a aula pensando no recurso. Eles têm dificuldade para contextualizá-lo em sua disciplina. Por isso, é preciso que os professores comecem aos poucos. Mas ainda assim, é preciso pesquisar e planejar antes da aula”, afirma.
Gislanie não deixa de destacar a “importância” dos professores se aproximarem mais do “mundo dos jovens”, imersos nas redes sociais e mais próximos da tecnologia. Essa ideia dos alunos já terem “nascido com a tecnologia”, também é defendida pela coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Bandeirantes Cristiana Mattos. Durante o evento, ela destacou algumas das principais tendências em inovações educacionais. O uso de simuladores, de laboratórios virtuais, de realidade aumentada e o aprendizado com a utilização mais intensa das redes sociais foram algumas das ideias defendidas por ela.
“Nas redes colaborativas, os próprios alunos já criam seus grupos de estudos. Ela é apenas um exemplo que mostra que os estudantes de hoje querem criar seus próprios caminhos. E isso, a tecnologia já permite. Com a ideia da customização da plataforma e a possibilidade de ter acesso a ferramentas que permitem a criação de outros recursos digitais, os alunos se tornam mais protagonistas”, afirma Cristiana, uma das participantes na elaboração do relatório de tendências tecnológicas na educação Horizon Report, em sua versão brasileira.
crédito Marcos Suguio

Buscas
Funcionando como um buscador de recursos digitais já existentes criados por produtores de conteúdo, o grande diferencial da plataforma é oferecer, de forma mais intuitiva, a busca pelos recursos que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica. Assim, o professor interessado em um objeto digital específico, para ser utilizado em sua aula ou para propor como tarefa de casa aos seus alunos, pode encontrar no portal a ferramenta mais adequada. Todos os objetos presentes no Escola Digital foram categorizados por disciplina, série, temas curriculares e também pelo tipo de mídia.
Já na busca mais refinada, é possível selecionar os recursos por outras categorizações. Assim, o usuário consegue filtrar os objetos por sua licença de uso – do copyright às diferentes combinações de liberdade para uso, compartilhamento e alteração –, e também por idiomas, ou seja, além de materiais em português, ele pode encontrar objetos em outras línguas, como inglês e espanhol. E mais: caso prefira, ainda poderá buscar conteúdos pela sua disponibilidade (on-line ou offline) ou se ele é gratuito ou pago.
A plataforma permite também, além do acesso organizado aos recursos, que empreendedores e investidores possam olhar para oportunidades de desenvolvimento a partir da utilização da plataforma, por meio da opção de visualização geral. Nela, por meio de gráficos, é possível verificar onde estão os gaps de conteúdos, quais anos e disciplinas ainda não apresentam muitas opções.
Fonte: http://porvir.org/blog/lancamento-da-plataforma-escola-digital/20131210

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bolsas de Iniciação Científica

Para você, Priscila.
:)

Portal IFNMG - Januária - www.ifnmg.edu.br › Januária › Portal › Januaria › Januária Notícias 2012

  1. 14 horas atrás - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 30 ... por meio da Diretoria de Pesquisa, Pós graduação, extensão e Inovação do Campus, ...para concessão de Bolsas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de  ...

  2. CEFET/RJ – Portal de Notícias - noticias.cefet-rj.br/


    14 horas atrás - O projeto “Expansão Marítima, Científica e Tecnológica”, desenvolvido durante o ... (Laboratório de História da Ciência e da Tecnologia) da UnED Nova Iguaçu, ...

  3. UniBlog | Arquivo por Emprego e estágio - Blogs O Estado.com - www.blogsoestado.com/uniblog/category/emprego-e-estagio/


    2 dias atrás - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), ... O CNPq é uma agência do Ministério da CiênciaTecnologia e Inovação... O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF-Sul de ... Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid–Diversidade) vai  ...

  4. Cursos e concursos - Timeline | Facebook - https://www.facebook.com/Cursos.Concursos/timeline


    2 dias atrás - IF Sudeste MG abre edital de seleção de bolsistas de iniciação científica - NITTEC / DIREITO! ... Trata-se de bolsa de iniciação científica financiada pela FAPEMIG. ... em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação

  5. Cursos e concursos | Facebook - https://www.facebook.com/Cursos.Concursos


    2 dias atrás - O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da.... e equipamentos necessários para desenvolvimento de atividades dentro da sede do CURAR; ..... O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) do IF Sudeste MG seleciona um bolsista de iniciação científica, com formação em DIR.

  6. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - www.capes.gov.br/component/content/frontpage


    2 dias atrás - Bolsas no exterior ... Prêmio Emerald/Capes · Prêmio Vale-Capes deCiência e Sustentabilidade .... O programa é fruto de parceria entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ... de quadros"; "Cooperação internacional e promoção da ciênciatecnologia e inovação"; ...

  7. anabarandas « TQF Site - tqfsite.wordpress.com/author/anabarandas/


    2 dias atrás - O Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR/AM) – edital nº ... para pós-graduação- O ministro interino da CiênciaTecnologia e Inovação, ....n°61, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)...... a instituições de ensino superior do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

  8. Página inicial | Prograd - Pró-Reitoria de Graduação da ...

    www.proac.uff.br/

    2 dias atrás - ... de Monitoria · Programa de Tutoria UFF · Programas e Bolsas ... 2629-5324. Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação - STI (2011)

  9. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé - IF ... - www.muriae.ifsudestemg.edu.br/index.php/noticias


    3 dias atrás - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. ... 01/08/2013 - Fórum de Desenvolvimento Rural da Microrregião de Muriaé ... 03/08/2011 - Resultado da seleção dos Projetos de Iniciação Científica do... Inovação lança três editais de Pesquisa do Programa de Iniciação Científicapara  ...

  10. Notícias da UFMG - Notícias - Universidade Federal de Minas Gerais - www.ufmg.br/online/arquivos/cat_noticias.shtml


    3 dias atrás - Programa de iniciação científica para alunos do ensino médio seleciona orientadores ... Coltec oferece bolsas em curso de inglês para servidores da UFMG ...que estabelecem correlações com as áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. .... Foi lançado o edital Programa de Inovação e Qualidade no Ensino de ...

    By Google. :)

Você sabe o que é Aprendizagem Adaptativa?

A Aprendizagem Adaptativa é um dos temas do momento na área da educação. Você já ouviu falar?
01

A Aprendizagem Adaptativa é o tipo de ensino que busca ser diferente para estudantes diferentes, ou seja é um método que  leva em consideração as informações acumuladas de cada aluno. Desta forma, este método personaliza o ensino e possibilita melhores resultados no aprendizado.
Os principais objetivos da Aprendizagem Adaptativa são: foco nas deficiências do aluno, aprendizado direcionado, maior impacto no aprendizado dos alunos, personalização do conhecimento e otimização do tempo de estudo do aluno.
Este método de ensino tem se destacado pelos grandes resultados que apresenta. Alguns resultados de empresas que já utilizam a aprendizagem adaptativa mostram que ela aumenta consideravelmente os índices de aprovação dos alunos e reduz a evasão de cursos a distância.
 Em breve mais informações a respeito do tema.Você sabe o que é Aprendizagem Adaptativa?
Fonte: http://gsionline.com.br/penseelearning/voce-sabe-o-que-e-aprendizagem-adaptativa/

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Concursos


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Concursos abertos - Brasil (e Previstos)

Concursos Abertos no Centro-Oeste

Distrito Federal
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
CADE - Conselho Administrativo de Defesa EconômicaNíveis Médio e Superior26
FUB - Fundação Universidade de BrasíliaNíveis Médio e Superior41
Hospital das Forças ArmadasNível Superior106
MDA - Ministério do Desenvolvimento AgrárioNível Superior40
METRÔ - Companhia do Metropolitano do Distrito FederalNíveis Médio e Superior232
SEAP - Secretaria de Estado de Administração PúblicaAuditor de controle interno60
TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos TerritóriosNotários Oficiais de registro10
Tribunal de Contas do Distrito FederalNíveis Médio e Superior69
veja todos » Concursos Abertos Distrito Federal
Goiás
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Câmara de Santa Rita do AraguaiaNíveis Fundamental e Superior3
CRA/GO - Conselho Regional de Administração de GoiásEstagiário9
Prefeitura de Abadia de GoiásTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de ItumbiaraTodos os níveis de escolaridade180
Tribunal Regional Eleitoral de GoiásEstagiárioVárias
Universidade Estadual de GoiásProfessor e Técnico administrativo250
veja todos » Concursos Abertos Goiás
Mato Grosso
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Câmara de GuiratingaNíveis Fundamental e Superior5
Câmara de JuruenaTodos os níveis de escolaridade5
CREF11/MS-MTAgente de orientação e fiscalização e Assistente administrativo2
EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços HospitalaresNíveis Médio e Superior631
Prefeitura de Alto AraguaiaTodos os níveis de escolaridade4
Prefeitura de Alto TaquariNutricionistaVárias
Prefeitura de BrasnorteTodos os níveis de escolaridade67
Prefeitura de Campo Novo do ParecisTodos os níveis de escolaridade20
Prefeitura de CarlindaNíveis Médio e Superior18
Prefeitura de ComodoroTodos os níveis de escolaridade109
Prefeitura de DiamantinoTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de Dom AquinoNíveis Fundamental e SuperiorVárias
Prefeitura de Figueirópolis d'OesteNíveis Médio e Superior9
Prefeitura de JuínaTodos os níveis de escolaridade244
Prefeitura de JuruenaTodos os níveis de escolaridade176
Prefeitura de MatupáTodos os níveis de escolaridade42
Prefeitura de Nova NazaréTodos os níveis de escolaridade99
Prefeitura de Nova XavantinaNíveis Fundamental e Superior24
Prefeitura de Novo MundoTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de Novo São JoaquimTodos os níveis de escolaridade47
Prefeitura de ParanaítaTodos os níveis de escolaridade48
Prefeitura de Santa Rita do TrivelatoTodos os níveis de escolaridade65
Prefeitura de TapurahMotorista e Professor28
Prefeitura e SAAE de Lucas do Rio VerdeTodos os níveis de escolaridade75
TJ/MT - Tribunal de Justiça do Estado de Mato GrossoJuiz substituto12
veja todos » Concursos Abertos Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Câmara Municipal de ParanaíbaTodos os níveis de escolaridade12
CREF11/MS-MTAgente de orientação e fiscalização e Assistente administrativo2
EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços HospitalaresNíveis Médio e Superior628
Ministério Público de Mato Grosso do SulEstagiário142
Prefeitura de CaracolTodos os níveis de escolaridade53
Prefeitura de Costa RicaNíveis Fundamental e Superior20
Prefeitura de JaporãProfessorVárias
Prefeitura de ParanaíbaAssistente social e Psicólogo15
Procuradoria Geral do EstadoProcurador do estado9
SEBRAEAnalista técnico e AssistenteVárias
Tribunal de Justiça do Mato Grosso do SulOutorga das delegações de notas e registros74
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do SulProfessor107
veja todos » Concursos Abertos Mato Grosso do Sul

Concursos Abertos no Nordeste

Alagoas
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
veja todos » Concursos Abertos Alagoas
Bahia
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
Câmara de CairuNíveis Fundamental e Médio14
Defensoria Pública do Estado da BahiaEstagiário52
DesenbahiaNíveis Médio e Superior14
Ministério PúblicoNíveis Médio e Superior90
PMBAOficial da polícia militar70
Prefeitura de BelmonteCoordenador pedagógico e Professor35
Prefeitura de UbaíraTodos os níveis de escolaridade69
Tribunal de Justiça da BahiaOutorga das delegações de notas e registros1.383
UEFS - Universidade Estadual de Feira de SantanaProfessor35
veja todos » Concursos Abertos Bahia
Ceará
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
Câmara Municipal de MaracanaúNíveis Médio e Superior33
CPSMCAM - Consórcio Público de Saúde da Microrregião de CamocimTodos os níveis de escolaridadeVárias
IMPARH - Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos HumanosNíveis Médio e Superior1.700
Prefeitura de GranjaTodos os níveis de escolaridade323
Prefeitura de JucásTodos os níveis de escolaridade600
Prefeitura de VarjotaTodos os níveis de escolaridade1.209
Prefeitura de Várzea AlegreTodos os níveis de escolaridade269
Secretaria Especial da Copa 2014Estagiário4
UVAProfessor47
veja todos » Concursos Abertos Ceará
Maranhão
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
Controladoria Geral do Estado do MaranhãoAuditor do estado20
Prefeitura de AxixáNível Médio11
Prefeitura de Buriti BravoTodos os níveis de escolaridade125
Prefeitura de BuriticupuTodos os níveis de escolaridade410
Prefeitura de ParaibanoTodos os níveis de escolaridade139
UFMA - Universidade Federal do MaranhãoNíveis Médio e Superior88
veja todos » Concursos Abertos Maranhão
Paraíba
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
Tribunal de JustiçaOutorga das delegações de notas e registros278
veja todos » Concursos Abertos Paraíba
Pernambuco
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Prefeitura de OrocóProfessor168
Prefeitura de Terra NovaTodos os níveis de escolaridade29
veja todos » Concursos Abertos Pernambuco
Piauí
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Prefeitura de Cajazeiras do PiauíTodos os níveis de escolaridade39
Prefeitura de FronteirasProfessor9
Prefeitura de Miguel AlvesTodos os níveis de escolaridade148
veja todos » Concursos Abertos Piauí
Rio Grande do Norte
ÓrgãoVagas
CAERN - Companhia de Águas e EsgotosNíveis Médio e Superior6
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
EBSERHNíveis Médio e Superior1.971
Prefeitura de São José do SeridóTodos os níveis de escolaridade52
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do NorteNíveis Médio e Superior22
veja todos » Concursos Abertos Rio Grande do Norte
Sergipe
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Polícia MilitarSoldado da polícia militar600
Câmara de EstânciaNíveis Fundamental e Médio15
EBSERH - Hospital Universitário da UFSNíveis Médio e Superior1.214
Prefeitura de Nossa Senhora do SocorroProcurador municipal5
veja todos » Concursos Abertos Sergipe

Concursos Abertos no Norte

Acre
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Prefeitura de Mâncio LimaNíveis Fundamental e Médio58
Prefeitura de Senador GuiomardProfessor55
Procuradoria Geral do Estado do AcreProcurador do estado6
veja todos » Concursos Abertos Acre
Amapá
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
UEAP - Universidade do Estado do AmapáProfessor81
UEAP - Universidade do Estado do AmapáNíveis Médio e Superior122
veja todos » Concursos Abertos Amapá
Amazonas
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços HospitalaresNíveis Médio e Superior631
UEA - Universidade do Estado do AmazonasProfessor28
Universidade do Estado do AmazonasProfessor e Técnico universitário4
veja todos » Concursos Abertos Amazonas
Pará
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
Prefeitura de Nova Esperança do PiriáTodos os níveis de escolaridade506
Prefeitura de Novo RepartimentoTodos os níveis de escolaridade814
Prefeitura de RedençãoTodos os níveis de escolaridade853
Prefeitura de TailândiaTodos os níveis de escolaridade1.384
UFPA - Universidade Federal do ParáProfessor16
UFPA - Universidade Federal do ParáProfessor24
UFRA - Universidade Federal Rural da AmazôniaProfessor39
veja todos » Concursos Abertos Pará
Rondônia
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Câmara Municipal de ParecisTodos os níveis de escolaridade5
CETAS - Centro de Educação Técnico Profissional na Área de SaúdeInstrutor39
EMDUR - Empresa Pública de Desenvolvimento UrbanoTodos os níveis de escolaridade40
Prefeitura de ParecisTodos os níveis de escolaridade43
Prefeitura de São Felipe d`OesteTodos os níveis de escolaridade55
veja todos » Concursos Abertos Rondônia
Roraima
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
PMRR - Polícia MilitarNíveis Médio e SuperiorVárias
veja todos » Concursos Abertos Roraima
Tocantins
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Prefeitura de DueréTodos os níveis de escolaridade63
Prefeitura de Nova RosalândiaTodos os níveis de escolaridade69
Prefeitura de Palmeiras do TocantinsTodos os níveis de escolaridade93
SEED - Secretaria de Estado da Educação e CulturaTodos os níveis de escolaridade29
veja todos » Concursos Abertos Tocantins
Amapá
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
UEAP - Universidade do Estado do AmapáProfessor81
UEAP - Universidade do Estado do AmapáNíveis Médio e Superior122
veja todos » Concursos Abertos Amapá

Concursos Abertos no Sudeste

Espírito Santo
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
COREN - Conselho Regional de EnfermagemNíveis Médio e Superior11
CRMV - Conselho Regional de Medicina VeterináriaNível Médio2
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos HídricosNíveis Médio e Superior43
Prefeitura de Água Doce do NorteProfessorVárias
Prefeitura de VitóriaNível SuperiorVárias
UFES - Universidade Federal do Espírito SantoTodos os níveis de escolaridade47
veja todos » Concursos Abertos Espírito Santo
Minas Gerais
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
ARSAE - Agência Reguladora de Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do EstadoNível Superior56
Câmara de Boa EsperançaNíveis Fundamental e Médio5
Câmara de ClaravalTodos os níveis de escolaridade3
Câmara de DivinópolisNíveis Médio e Superior5
Câmara de IbiraciNíveis Médio e Superior3
Câmara de JaguaraçuTodos os níveis de escolaridade3
Câmara de JaparaíbaNíveis Fundamental e Superior4
Câmara de JaponvarNíveis Fundamental e Médio3
Câmara de MarianaNíveis Médio e Superior12
Câmara de Passa QuatroServente e Técnico legislativo2
Câmara de Sapucaí-MirimContador1
Câmara Municipal de João MonlevadeNível Médio11
CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisTodos os níveis de escolaridade37
Corpo de Bombeiros de Minas GeraisBombeiro30
Departamentos de Estradas e Rodagem (DER) e de Obras Públicas (DEOP)Níveis Médio e Superior306
DMAE - Departamento Municipal de Água e EsgotoTodos os níveis de escolaridade105
EMOP - Empresa Municipal de Obras Públicas e ServiçosAuxiliar de produção150
FADEMA - Polo de São LourençoProfessor e Supervisor9
HRTN - Hospital Risoleta Tolentino NevesNíveis Médio e Superior642
IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisProfessor5
Prefeitura de AcaiacaTodos os níveis de escolaridade57
Prefeitura de Alvora de MinasTodos os níveis de escolaridade227
Prefeitura de Antônio DiasTodos os níveis de escolaridade48
Prefeitura de AraújosTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de Bom RepousoTodos os níveis de escolaridade67
Prefeitura de BotelhosNíveis Fundamental e Superior23
Prefeitura de Cabo VerdeTodos os níveis de escolaridade114
Prefeitura de Cachoeira da PrataNível Superior4
Prefeitura de Campina VerdeTodos os níveis de escolaridade205
Prefeitura de CarandaíTodos os níveis de escolaridade212
Prefeitura de CongonhalTodos os níveis de escolaridade80
Prefeitura de Divisa AlegreTodos os níveis de escolaridade67
Prefeitura de Dom BoscoTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de Dom JoaquimTodos os níveis de escolaridade61
Prefeitura de Dom SilvérioMonitor e ProfessorVárias
Prefeitura de EsmeraldasNíveis Fundamental e SuperiorVárias
Prefeitura de EsmeraldasTodos os níveis de escolaridade222
Prefeitura de GonçalvesTodos os níveis de escolaridade19
Prefeitura de IbiritéTodos os níveis de escolaridade75
Prefeitura de IjaciTodos os níveis de escolaridade74
Prefeitura de IpanemaTodos os níveis de escolaridade177
Prefeitura de ItacarambiTodos os níveis de escolaridade144
Prefeitura de ItaguaraTodos os níveis de escolaridade125
Prefeitura de ItajubáNíveis Médio e Superior50
Prefeitura de ItaobimTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de ItuetaTodos os níveis de escolaridade65
Prefeitura de JaparaíbaTodos os níveis de escolaridade17
Prefeitura de LadainhaTodos os níveis de escolaridade58
veja todos » Concursos Abertos Minas Gerais
Rio de Janeiro
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
CDRJ - Companhia Docas do Rio de JaneiroEspecialista portuário e Técnico em serviços portuáriosVárias
CEFET - Centro Federal de Educação TecnológicaProfessorVárias
CEFET - Centro Federal de Educação TecnológicaTodos os níveis de escolaridade67
Conselho de Arquitetura e UrbanismoNíveis Médio e Superior298
INES - Instituto Nacional de Educação de SurdosTécnico administrativo em educação e Professor149
MPRJ - Ministério Público do Estado do Rio de JaneiroPromotor de justiça8
Prefeitura de QuissamãTodos os níveis de escolaridade70
UERJ - Universidade do Estado do Rio de JaneiroProfessorVárias
UFRJ - Universidade Federal do Rio de JaneiroProfessor238
veja todos » Concursos Abertos Rio de Janeiro
São Paulo
ÓrgãoVagas
CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres NaturaisNível Superior75
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
METRÔ - Companhia do Metropolitano de São PauloTodos os níveis de escolaridade34
Prefeitura de São PauloTodos os níveis de escolaridade3.272
SAP - Secretaria da Administração PenitenciáriaNível Superior332
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
FUSAM - Fundação de Saúde e Assistência do Município de CaçapavaTodos os níveis de escolaridade10
Prefeitura de BiriguiCuidador e Professor7
Câmara de CajatiNíveis Médio e Superior4
Câmara de CarapicuíbaNíveis Médio e Superior11
Câmara de Laranjal PaulistaTodos os níveis de escolaridade8
Câmara de Mogi MirimTodos os níveis de escolaridade3
Câmara de Ribeirão CorrenteProcurador jurídico1
Câmara de São José dos CamposNíveis Médio e Superior23
Câmara de Vereadores de AraçatubaAssistente legislativo e Auxiliar legislativo12
Consórcio Intermunicipal Cemmil Pro EstradaNível Fundamental35
CREF - 4ª RegiãoNíveis Médio e Superior23
FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloAnalista de sistemas3
FURP - Fundação para o Remédio PopularNíveis Médio e Superior34
Google BrasilEstagiário30
Polícia CivilMédico legista140
Polícia CivilInvestigador de polícia1.384
Polícia CivilEscrivão788
Polícia CivilAuxiliar de necropsia145
Polícia CivilDesenhista técnico pericial55
Polícia Civil de São PauloFotógrafo técnico-pericial120
Polícia Civil de São PauloAtendente de necrotério policial89
Polícia Civil de São PauloDelegado129
Polícia Civil do Estado de São PauloTécnico em laboratório84
Prefeitura de AguaíNível Fundamental228
Prefeitura de Alto AlegreTodos os níveis de escolaridade57
Prefeitura de Américo BrasilienseNíveis Médio e Superior7
Prefeitura de AmparoNíveis Médio e Superior129
Prefeitura de AmparoProfessor20
Prefeitura de ArarasGuarda municipal60
Prefeitura de AuriflamaProfessorVárias
Prefeitura de BarrinhaProfessor19
Prefeitura de BauruMédico sanitarista1
Prefeitura de BauruNíveis Médio e Superior6
Prefeitura de BauruMédico clínico geral e Médico pediatra16
Prefeitura de Boa Esperança do SulProfessorVárias
Prefeitura de Bom Sucesso de ItararéTodos os níveis de escolaridade7
Prefeitura de BoráNíveis Fundamental e Médio3
Prefeitura de BotucatuTodos os níveis de escolaridade145
Prefeitura de BraúnaNível Superior8
Prefeitura de BrotasTodos os níveis de escolaridade32
Prefeitura de CajamarTodos os níveis de escolaridade116
Prefeitura de Campina do Monte AlegreProfessor16
Prefeitura de CaraguatatubaNível Superior44
veja todos » Concursos Abertos São Paulo

Concursos Abertos no Sul

Paraná
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
Câmara de Cruzeiro do OesteTodos os níveis de escolaridade8
Câmara de GuaratubaTodos os níveis de escolaridade16
Câmara de JacarezinhoAssistente legislativo e Gestor contábil2
CISOP - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do ParanáTodos os níveis de escolaridade31
COCEL - Companhia Campolarguense de EnergiaTodos os níveis de escolaridade2
CONIMS - Consórcio Intermunicipal de SaúdeTodos os níveis de escolaridade41
Prefeitura de ApucaranaNível Fundamental53
Prefeitura de Ariranha do IvaíNível Superior3
Prefeitura de BarracãoTodos os níveis de escolaridade117
Prefeitura de CorbéliaTodos os níveis de escolaridade84
Prefeitura de FloridaTodos os níveis de escolaridade9
Prefeitura de IbaitiNíveis Fundamental e Médio96
Prefeitura de ImbituvaMédico PSF3
Prefeitura de IporãNíveis Fundamental e Médio5
Prefeitura de MariópolisTodos os níveis de escolaridade49
Prefeitura de MatelândiaNíveis Médio e Superior45
Prefeitura de PalmeiraEducador infantil e Professor4
Prefeitura de ParanavaíTodos os níveis de escolaridade78
Prefeitura de PiraquaraEstagiárioVárias
Prefeitura de SabáudiaTodos os níveis de escolaridade27
Prefeitura de São João do IvaíTodos os níveis de escolaridade24
UEM - Universidade Estadual de MaringáProfessor2
UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaProfessor58
veja todos » Concursos Abertos Paraná
Rio Grande do Sul
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
CODESA de Lagoa VermelhaNível Fundamental52
BANRISULNível Médio/Técnico18
Câmara de GarruchosAgente legislativo1
Câmara de GuaporéTécnico legislativo1
Câmara de Sapucaia do SulTodos os níveis de escolaridade13
Câmara de TaquariAssessor administrativo e Auxiliar geral2
CAU - Conselho de Arquitetura e UrbanismoNíveis Médio e Superior37
CIDUSA de Cruz AltaTodos os níveis de escolaridade2
CRESS - 10ª RegiãoNíveis Médio e Superior3
Fundação Hospitalar Getúlio VargasTodos os níveis de escolaridade1.525
FURG - Universidade Federal do Rio GrandeAssistente social e Engenheiro civil8
IFF - Instituto Federal FarroupilhaNíveis Médio e Superior206
IFRSNível Superior16
OGMO de Rio GrandeNível Fundamental104
Prefeitura de Anta GordaTodos os níveis de escolaridade60
Prefeitura de Barão do TriunfoTodos os níveis de escolaridade27
Prefeitura de Boa Vista das MissõesTodos os níveis de escolaridade36
Prefeitura de CanoasProfessor57
Prefeitura de ErebangoTodos os níveis de escolaridade6
Prefeitura de EstaçãoTodos os níveis de escolaridade8
Prefeitura de GuabijuTodos os níveis de escolaridade5
Prefeitura de IgrejinhaTodos os níveis de escolaridade28
Prefeitura de Linha NovaTodos os níveis de escolaridade4
Prefeitura de MampitubaTodos os níveis de escolaridade69
Prefeitura de ParaíTodos os níveis de escolaridade12
Prefeitura de Paulo BentoTodos os níveis de escolaridade15
Prefeitura de PiratiniTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de SantiagoNível Superior21
Prefeitura de Santo Antônio da PatrulhaCuidador social e Professor38
Prefeitura de São João da UrtigaTodos os níveis de escolaridade6
Prefeitura de São José do InhacoráAgente educacional e Professor7
Prefeitura de TaperaTodos os níveis de escolaridade13
SEFAZAuditor do estado30
UFSM - Universidade Federal de Santa MariaProfessor8
Unipampa - Universidade Federal do PampaNíveis Médio e Superior107
veja todos » Concursos Abertos Rio Grande do Sul
Santa Catarina
ÓrgãoVagas
CorreiosAprendiz2.559
IBGENíveis Médio e Superior7.825
TranspetroTodos os níveis de escolaridade602
Câmara de Bom Jesus do OesteAuxiliar de serviços gerais e Contador2
Câmara de OuroAgente operacional e Contador1
Câmara de Passo de TorresAgente administrativo e Procurador jurídico2
Câmara de Pedras GrandesNíveis Fundamental e Superior3
CRN - Conselho Regional de Nutricionistas - 10ª RegiãoTécnico administrativo1
FUnC - Fundação Universidade do ContestadoEstagiário17
IBPLAN - Instituto Brusquense de PlanejamentoNíveis Médio e Superior30
IFC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia CatarinenseTodos os níveis de escolaridade216
Prefeituara de Novo HorizonteAgente comunitário de saúdeVárias
Prefeitura de Abelardo LuzTodos os níveis de escolaridade59
Prefeitura de Antônio CarlosNíveis Fundamental e Superior16
Prefeitura de Balneário Barra do SulTodos os níveis de escolaridade92
Prefeitura de Balneário RincãoTodos os níveis de escolaridade26
Prefeitura de BandeiranteTodos os níveis de escolaridade42
Prefeitura de Barra VelhaProfessorVárias
Prefeitura de BelmonteNíveis Fundamental e Médio11
Prefeitura de CaibiTodos os níveis de escolaridade12
Prefeitura de CamboriúTodos os níveis de escolaridade100
Prefeitura de CamboriúTodos os níveis de escolaridade303
Prefeitura de CamboriúTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de Campo AlegreOperador de máquinas2
Prefeitura de CatanduvasTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de Celso RamosProfessorVárias
Prefeitura de Faxinal dos GuedesProfessor24
Prefeitura de Formosa do SulProfessor2
Prefeitura de FraiburgoTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de GaruvaAuxiliar de serviços gerais e NutricionistaVárias
Prefeitura de ImaruíTodos os níveis de escolaridade49
Prefeitura de Jacinto MachadoNíveis Fundamental e Médio63
Prefeitura de JoaçabaAgente comunitário de saúde e Agente de combate à dengue2
Prefeitura de LacerdópolisTodos os níveis de escolaridadeVárias
Prefeitura de Lajeado GrandeNível Superior10
Prefeitura de MaracajáNível SuperiorVárias
Prefeitura de Monte CarloNíveis Médio e Superior4
Prefeitura de PainelTodos os níveis de escolaridade65
Prefeitura de Ponte SerradaTodos os níveis de escolaridade64
Prefeitura de Rio do SulFiscal de obras e posturas1
Prefeitura de SaltinhoTodos os níveis de escolaridade18
Prefeitura de Santa Terezinha do ProgressoProfessor28
Prefeitura de São Bento do SulNível SuperiorVárias
Prefeitura de São José do CedroTodos os níveis de escolaridade14
Prefeitura de São LudgeroProfessorVárias
Prefeitura de Serra AltaNíveis Fundamental e Médio3
Prefeitura de TigrinhosAuxiliar de serviços gerais e Professor5
Prefeitura de VideiraMédico veterinário3
Prefeitura de Vitor MeirelesAgente comunitário de saúde e Médico ESF15
SAMAE - Serviço Autônomo de Água e EsgotoTodos os níveis de escolaridade19
veja todos » Concursos Abertos Santa Catarina