sábado, 5 de dezembro de 2015

Portal oferece mais de 1 milhão de materiais de estudo gratuitos

Plataforma de estudos online lança portal exclusivo para vestibulandos, com mais de 1 milhão de materiais de estudo gratuitos, criados por alunos e professores com ferramentas online.
Na reta final para as últimas provas de Vestibulares deste ano, plataforma de educação online, que conta com mais de 100 mil estudantes e professores do Brasil, reúne em um único portal Tudo sobre Vestibular.
ExamTime – plataforma de educação online que existe nas versões em Inglês, Espanhol e Alemão – conta, em sua versão Brasileira, com mais de 1 milhão de materiais de estudos criados por professores e alunos, com o auxílio de ferramentas online. Materiais que são compartilhados entre os mais de 100 mil usuários da plataforma, em uma força-tarefa para democratizar o acesso à educação e à informação de qualidade.
O portal Tudo sobre Vestibular reúne os melhores materiais de estudo criados em ExamTime, por disciplina e por ferramenta de estudo, para guiar o vestibulando em sua missão de passar no exame.
  • Mapas Mentais com resumos e esquemas;
  • Flashcards (os cartões de memória) com fórmulas, datas histórias e conceitos;
  • Simulados de provas anteriores de Vestibular;
  • e Cadernos Online com anotações e resumos de obras literárias.
Tudo isso disponível a todos, gratuitamente.
O portal também traz dicas e informações sobre as disciplinas mais cobradas nas provas de Vestibulares, como Português, Matemática, Física, Química e História, informações sobre os diferentes tipos de processo seletivo do país,  e uma extensa lista com os mais variados materiais de estudo e exercícios sobre todo o conteúdo cobrado nos exames.
O cadastro na plataforma, assim como a utilização das ferramentas online para estudar, são gratuitos.
Os vestibulandos podem, com este portal, inspirar-se para criar materiais de estudo e compartilhá-los com os usuários da plataforma, ajudando uns aos outros a atingir a meta de passar no processo seletivo escolhido, além de democratizar o acesso à educação.
Professores também podem beneficiar-se utilizando as ferramentas como apoio em sala de aula e lição de casa.

Confira o portal exclusivo e gratuito de ExamTime: www.examtime.com/pt-BR/vestibular/
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/portal-oferece-mais-de-1-milhao-de-materiais-de-estudo-gratuitos

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

USP lança curso gratuito a distância para ensinar Libras


Canal do Ensino
Já é possível aprender Líbras, a Língua Brasileira de Sinais, de graça, no seu computador.
O grupo de Mídias Digitais da Universidade de São Paulo (USP) criou um site exclusivo com umcurso gratuito a distância para quem deseja aprender a língua dos sinais.
Por meio da plataforma Stoa, o usuário terá acesso a dezenas devídeo aulas, material didático e atividades, tudo de graça.

Objetivo do curso de Libras

O objetivo da plataforma é oferecer às pessoas não surdas um contato com os conteúdos relacionados à língua de sinais, à educação de surdo e à cultura surda.
O conteúdo é coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Como acessar o curso de Libras

Os interessados devem acessar a plataforma Stoa, onde é possível assistir online e fazer o download gratuito das aulas de Libras.
O portal e-Aulas USP, aberto para todos os públicos, também oferece a disciplina para estudo.
Aprenda Libras com este curso gratuito a distância. 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Resultado Individual do Enem 2015

Resultado Individual Enem 2015: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgará nas próximas semanas o resultado do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. As provas desta edição foram aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em milhares de municípios de todos os estados brasileiros.
Como de costume, o Inep não publicou no edital do Exame a data oficial de divulgação do resultado do Enem 2015. A organização alega que a complexidade na correção, principalmente das redações, e a quantidade de provas impossibilitam se prever um cronograma para a divulgação dos resultados individuais.

Data de divulgação do resultado Enem 2015

Resultado do Enem 2015 sai nos próximos dias
Com base nas edições anteriores, podemos fazer algumas previsões para a data de divulgação dasnotas do Enem 2015. Em 2014, por exemplo, as provas foram aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro e os resultados foram divulgados no dia 13 de janeiro deste ano, completados 65 dias depois do Exame. O intervalo de tempo na edição de 2013 também foi parecido, com as notas divulgadas no dia 03 de janeiro, 68 dias após as provas.
As previsões iniciais foram no sentido de que o resultado individual do Enem 2015 fosse divulgado nos primeiros dias de janeiro de 2016, repetindo o que aconteceu nas últimas edições.
Entretanto, o resultado do Enem 2015 pode ser antecipado pelo Inep, sendo publicado ainda este ano, na última semana de dezembro. Isso pode ocorrer porque entre 27 (domingo) e 31 (quinta-feira) de dezembro, serão completados mais de 60 dias após a realização das provas.

Como consultar o resultado individual Enem 2015?

Para consultar o resultado do Enem 2015, o candidato precisa acessar a página do participante no portal do Inep, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. No acesso, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha. As notas estarão separadas em cinco: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Redação.
Quem não se lembra e tiver que recuperar a senha do Enem 2015 deverá clicar no link “Esqueci minha senha”, disponível na própria página. O participante pode escolher se quer receber a nova senha via e-mail ou mensagem de texto. Antes, é importante verificar se os dados cadastrados (endereço de e-mail e número do celular) estão atualizados.

As notas do Exame serão utilizadas em processos seletivos de diversos programas do Governo Federal: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).
Fonte: http://www.enem2015.net.br/category/resultados 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ferramenta de Autoria Gratuita (Requer Experiência para Baixar a Versão)

Adapt 1.1 e 1.2

AdaptScreen-300x200
Essa ferramenta de autoria tem código fonte aberto, quadro sensível para o desenvolvimento de eLearning multi-dispositivo e teve a sua primeira ferramenta de autoria lançado em abril de 2015.
Adapt Authoring Tool 0.1.0 ainda requer algum apoio técnico para instalar, mas ele suporta muitos recursos que ajudarão a Aprendizagem e Desenvolvimento desenvolvedores criar e atualizar seus cursos.
Atualmente, existem duas versões de instruções de instalação no wiki: um mais longo, mais detalhado, e outro que é mais conciso. Acesse os seguintes links:
https://github.com/adaptlearning/adapt_authoring/wiki/Installing-Adapt-Origin#install-mongodb
https://github.com/adaptlearning/adapt_authoring/wiki/Developer’s-Install#install-guides7~~number=plural
Características:
Totalmente caracterizado on-line para autoria de conteúdo
Visualizar o seu trabalho quando você faz alterações
Carregar e usar seu próprio plug-in custodiado dentro da ferramenta
Usar uma variedade de tipos de menu personalizado e temas
Suporte para a duplicação de conteúdo dentro de um curso, e cria cópias de seus cursos
Gerenciamento de mídia usando um repositório de curso
Publique seu conteúdo como um pacote SCORM 1.2, ou como o conteúdo da web não-rastreado
Uma vantagem de um projeto de código aberto como o Adapt é a comunidade de desenvolvedores trabalhando constantemente para atualizar funções essenciais da ferramenta e criar plug-ins para suportar mais recursos entre as principais atualizações.
O Adapt difere de outras opções sendo construído a partir do zero como uma ferramenta para a criação de conteúdo sensível, com as funções essenciais que lhe permitem adicionar muitos elementos de curso padrão e do plug-in estrutura amigável, permitindo muito mais possibilidades quando necessário.
O próximo marco para o projeto será a versão 2 do quadro sensível subjacente; está programado para ser lançado em breve, e que irá incluir melhorias para acessibilidade, suporte nativo do direito de idiomas esquerda, e várias atualizações, permitindo mais uma pergunta layouts.

Segue o fórum (em inglês) aos interessados em acessar mais detalhes sobre o download e compartilhar com os demais usuários inscritos.
Fonte: http://www.ibdin.com.br/?p=6324

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Renda será Critério de Desempate no Sisu 2016

Renda Sisu 2016: O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma nova regra de renda do Sisu 2016 – Sistema de Seleção Unificada. A partir da próxima edição do programa, a renda familiar será utilizada como um dos critérios de desempates nos processos de seleção do Sistema que permite o acesso às universidades federais do Brasil.
A Lei nº 13.184, sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 04 deste mês de novembro, já está em vigor e prevê o rendimento familiar mensal como um novo critério de desempate para o processo seletivo do Sisu 2016 e anos seguintes. Segundo a notícia publicada no site oficial do MEC, a nova Lei é originada do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 174/2005.

Renda Sisu 2016: novo critério de desempate nos processos seletivos

INSCRIÇÕES SISU 2016
INSCRIÇÕES SISU 2016
Quem fizer a inscrição do Sisu 2016estará concorrendo a vagas em cursos superiores de diversas universidades federais do país. O primeiro critério de desempate é a nota do candidato no Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. A partir de agora, no entanto, o estudante com renda familiar inferior a dez salários mínimos terá a preferência na seleção.
O novo critério ainda prevê que, persistindo o empate entre candidatos com renda menor do que os dez salários, quem comprovar menor rendimento familiar continuará com a preferência. É sempre importante ressaltar a importância de prestar informações fidedignas durante as inscrições, visto que o candidato é o único responsável por tudo o que informa e o MEC tem total direito de exigir todos os documentos necessários para comprovar a veracidade das situações.
Até 2016, todas as instituições federais de educação superior e de educação profissional e tecnológica, que utilizam o Sisu em seus processos de seleção, serão obrigadas a oferecer 50% de suas vagas aos candidatos que concluíram integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Tudo isso em cumprimento à Lei de Cotas, nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que previa a separação gradual de vagas desde o referido ano, elevando gradativamente até completar a exigência máxima dos 50% em 2016.
Metade das vagas reservadas devem, obrigatoriamente, ser destinadas a candidatos com renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo por pessoa. Ainda, a distribuição das vagas precisa respeitar as proporções de pretos, pardos e indígenas da população no estado em questão.
O resultado do Enem 2015 deverá ser publicado no fim de dezembro ou no início de janeiro. A partir daí os candidatos já terão a oportunidade de consultar as vagas do Sisu 2016 em todos os cursos e instituições disponíveis.

período de inscrições do Sisu 2016 primeiro semestre deverá ter início em meados de janeiro, com término previsto para o fim do mesmo mês. Os resultados serão divulgados, provavelmente, a partir do início de fevereiro.
Fonte: http://www.sisu2016.com/

segunda-feira, 30 de novembro de 2015



// Olá educadores, Boas ideias têm que ser espalhadas pelo mundo. É com essa premissa que as apresentações gravadas no formato de TED Talks (famosa marca de mini palestras online) se tornaram tão populares ao redor do mundo.…
CANALDOENSINO.COM.BR

domingo, 29 de novembro de 2015

Sisu 2016

Sisu 2016 Inscrição
Quem está interessado em ingressar em uma instituição de ensino superior, quer estar por dentro de como funcionam os programas do governo que dão “suporte” nesta etapa. Um destes programas é o Sisu.
O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, informatizado e oriundo do Ministério da Educação, com o qual os estudantes podem se candidatar a vagas em universidades públicas. Para isso, o candidato precisa ter participado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior, ou seja, para que os candidatos possam fazer uso do Sisu 2016, eles devem ter prestado o ENEM 2015. E a participação em si no ENEM 2015 não garante logo de cara a participação do candidato no Sisu, pois ele também precisa ter tirado nota acima de zero na redação.
Para participar do Sisu 2016 então, o candidato precisa ter em mãos seu número de inscrição e senha do ENEM 2015. Caso o candidato tenha esquecido ou perdido estes dados, há como recuperá-los pelo site oficial do ENEM
As inscrições no Sisu são gratuitas e feitas apenas pela internet. O candidato pode escolher até duas opções de curso e fazer alterações nestas opções durante o período de inscrições. Algumas universidades têm ainda a opção de vagas reservadas ou bônus na nota do candidato. Os candidatos aceitos serão aqueles que possuírem as maiores notas no ENEM dentre os concorrentes àquelas vagas, sendo que cada universidade e cada curso tem sua forma de pesar as notas das diferentes provas do ENEM, atribuindo maior ou menor peso à determinada nota.
sisu 2016
sisu 2016
Também vale lembrar que cada curso em cada universidade poderá apresentar uma nota de corte, ou seja, uma nota mínima exigida para que o candidato possa estar entre os concorrentes às vagas. Porém, estas notas de corte variam dia a dia, já que elas são calculadas de acordo com as médias das notas dos concorrentes às vagas e este cálculo é feito pelo Sisu.
Quando a primeira chamada é publicada, os candidatos selecionados deverão respeitar o prazo para fazer a sua matrícula nas universidades. Caso o candidato não for contemplado logo na primeira chamada, ele ainda poderá se candidatar à lista de espera. Após isso, ele deverá acompanhar as convocações para matrícula e, caso seja convocado, se dirigir à instituição de ensino superior para fazer a sua matrícula dentro do prazo estabelecido.
O período de inscrições para o Sisu é normalmente curto, durando cerca de 4 dias, e ocorre em janeiro, após a liberação das notas do ENEM. As inscrições são feitas pelo site oficial do Sisu, que éhttp://sisu.mec.gov.br/ e o candidato precisará confirmar seus dados para que o Sisu reconheça o candidato como participante do ENEM 2015. Na tela do ícone “fazer inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos e acompanhar sua posição na ‘lista de possíveis convocados’ durante todo o período de inscrições, e essa é uma grande vantagem pois permite que o candidato vá mudando suas opções de curso e universidades ao longo de todo o período de inscrições nesta mesma tela.
Nesta página da inscrição no Sisu, o candidato poderá ter acesso a todas as vagas de todos os cursos que estão participando do programa, poderá conhecer mais a respeito do curso que lhe interessa e, se for a opção desejada, basta que o candidato clique em “escolher este curso”. É simples, prático e rápido.
Como segundo passo das inscrições, o candidato deverá informar em qual modalidade ele concorrerá às vagas – tradicional ou cotas, por exemplo. E por fim, ele só precisará confirmar os dados referentes às escolhas que fez e ficar atento aos documentos exigidos para a matrícula naquele curso escolhido, e aí sim, a inscrição poderá ser concluída.
ENEM 2015 – SiSU
Sisu — A nota obtida pelo estudante no Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em 115 instituições públicas, e também do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.
O Enem é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Site do SISU: http://sisu.mec.gov.br/