terça-feira, 12 de abril de 2016

3 Dicas Simples para Criar Vídeos para Cursos Online

Veja aqui 3 métodos fáceis de criar vídeos para cursos online. Certamente farão diferença no seu currículo de designer instrucional.
Já estamos cansados de saber que os vídeos estão se tornando um dos formatos mais populares de transmissão de conhecimento. Graças à popularidade de sites como o Coursera, Khan Academy, EDX, etc… os alunos on-line estão exigindo cursos modernos, baseados em vídeos que funcionam e baixam com facilidade em quaisquer computadores, tablets e smartphones. Dados recentes mostram o quão popular o vídeo está se tornando:
A Edudemic relata que 67% dos professores acreditam vídeo aulas são muito eficazes na educação dos alunos. 46% dos professores disseram que já criaram pelo menos uma vídeo aula em seu percurso profissional. Um estudo conduzido por Skilljar em 2013 revelou que 67% dos alunos online relataram decidir por uma curso baseado na oferta ou não do recurso em vídeo. Sites de cursos chamados rápidos ou que oferecem cursos de gaveta são em grande parte baseados em oferta dos conteúdos por meio de recursos tais como:  Skillshare, creativeLIVE, Udacity, Udemy, e craftsy, slideshare, etc.
Sabendo disso vamos aos três métodos fáceis de criar vídeos de cursos online:
1. Slides Narrados:
Se você tem Powerpoint ou apresentações do Keynote, é fácil gravar uma narração de áudio pressionando o botão Slide Show Record. Ambos Powerpoint e Keynote permitem que você salve sua apresentação como um filme. Para usuários de Mac, recomendamos usar o Keynote, uma vez que grava e converte apresentações com muito mais facilidade do que o Office para Mac. Para melhorar a qualidade visual dos seus slides, use imagens e reduza a quantidade de texto escrito. Considere tentar um produto como o Haiku Deck para criar seus slides antes de exportar para PowerPoint ou Keynote.
2. Tutoriais Narrados:
Screencasting refere-se a uma técnica onde você pode gravar a tela do computador enquanto a adição de uma narração. É comumente utilizada para o treinamento técnico, treinamento de software, e passo-a-passo tutoriais em vídeo narrados. É provável que você deseje editar no início e final de cada segmento de vídeo, assim que escolha uma ferramenta screencasting com algumas capacidades de edição. Para usuários de Mac, o iMovie funciona bem para edição básica.
Jing (Windows ou Mac)
Camtasia (Windows ou Mac)
RECORDIT (Windows ou Mac)
Screenflow (somente Mac)
Screencast-o-matic (Windows ou Mac)
QuickTime Player (apenas Mac, versão básica é pré-instalado)
3. Animações
Animações são muito modernas e visualmente atraente para os alunos online. O software é fácil de usar e vem com imagens embutidas, texto, música e temas. Enquanto isso demora um pouco mais para criar do que narrar os slides de Powerpoint ou gravar a tela do computador, ainda é muito fácil de fazê-los sozinho e os resultados parecem ter sido produzidos profissionalmente. Aqui estão algumas opções a considerar.
Captivate  e Adobe Voz (somente iPad)
GoAnimate
VideoScribe
Para os educadores, instrutores e treinadores corporativos que estão considerando adicionar vídeo ao seu design instrucional, os três métodos descritos acima são maneiras fáceis de experimentar com lições em vídeo afinal o treinamento em vídeo assíncrono está se tornando a nova norma deste momento.
As melhores práticas são manter cada segmento curto (evidência sugere seis minutos ou menos), use um microfone para áudio (recomendamos o Snowball), e adicione elementos interativos, como quizzes ao longo do curso. O vídeo é uma outra ferramenta de criação em seu arsenal  porém não substitui o trabalho de design instrucional do seu som.
Uma vez que seus vídeos são produzidos, você pode criar e entregar um curso online, utilizando uma plataforma de hospedagem como o YouTube. Se você está narrando slides, tutoriais, ou criando animações, é um grande momento para adicionar a produção de vídeo em suas produções.
Michele Kasten
Fonte: http://www.ibdin.com.br/?p=2569

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)