sábado, 20 de outubro de 2012

Open Library / Internet Archive (Archive-It) / Wayback Machine

 
Uma página web para cada livro.
Livro acessível 1.207.535 obras / 1191271 ebooks  publicados entre 1008 e 9998.
Uma página web para todos os livros já publicados. É uma meta ambiciosa, mas exequível.
Para construir Open Library, precisamos de centenas de milhões de registros de livros, uma interface de wiki, e muitas pessoas que estão dispostas a contribuir com seu tempo e esforço para a construção do site.
Até à data, reunimos mais de 20 milhões de discos a partir de uma variedade de grandes catálogos, bem como contribuições individuais, com mais a caminho.
Open Library é um projeto aberto: o software é aberto, os dados estão abertos, a documentação é aberta, e congratulamo-nos com a sua contribuição. Se você corrigir um erro de digitação, adicionar um livro, ou escrever um widget - é todos bem-vindos. Temos uma pequena equipe de programadores fantásticos que realizaram muito, mas não podemos fazer isso sozinho!
Open Library é um projeto da organização sem fins lucrativos Internet Archive , e foi financiado em parte por uma doação da Biblioteca Pública do Estado da Califórnia e da Fundação Kahle / Austin.

_____________

Internet Archive

O Internet Archive, uma organização 501 (c) (3) sem fins lucrativos, é a construção de uma biblioteca digital de sites de Internet e outros artefatos culturais em formato digital. Como uma biblioteca de papel, nós fornecemos o acesso livre para os pesquisadores, historiadores, acadêmicos e público em geral.

Desde a sua criação como uma biblioteca digital, sem fins lucrativos, em 1996, Internet Archive tem se concentrado em garantir a disponibilidade e acessibilidade do conhecimento humano através da criação de uma biblioteca digital para armazenar permanentemente o conteúdo digital de todo o mundo, para que todos possam ver a qualquer momento. O Internet Archive é arquivar o maior do mundo web público, e todas as coleções são de livre e acessível ao público em www.archive.org
Primeiro implantado em 2006, Arquivo-É uma rede de subscrição serviço de arquivamento do Internet Archive que ajuda as organizações a colheita, construir e preservar coleções de conteúdos digitais. Através da nossa aplicação web amigável Arquivo-It parceiros podem coletar, catalogar e gerenciar suas coleções de conteúdo arquivado com acesso 24/7 e pesquisa de texto completo disponível para sua utilização, bem como seus patronos. Conteúdo está hospedado e armazenados na Internet centros de arquivo de dados.

Quem usa o Archive-It?

Trabalhamos com mais de 225 organizações parceiras em 45 estados dos EUA e 15 países em todo o mundo. Tipos de organizações que trabalham com incluem:
  • Bibliotecas Universitárias e da Universidade
  • Arquivos, Bibliotecas, estaduais e sociedades históricas
  • Instituições federais e ONGs
  • Museus e bibliotecas de arte
  • Bibliotecas públicas, cidades e condados

K-12 Web Archiving Program ou K-12 Programa de arquivo da web

Se você fosse um estudante que K12 sites que você quer guardar para as gerações futuras? O que você quer que as pessoas a olhar para 50 ou até mesmo 500 anos a partir de agora?
Essas questões são centrais para o programa de web K12 Arquivo, uma parceria entre o Internet Archive e da Biblioteca do Congresso. Agora em seu quarto ano, com 5 a 12 alunos participantes nas escolas de todo o país, este programa oferece uma nova perspectiva sobre a história salvar e cultura, permitindo que os alunos participam ativamente e tomar decisões sobre o que "em risco" o conteúdo do site será salvo.

O que você gostaria de guardar para as gerações futuras? O que você quer que as pessoas encontrem de 50 ou até mesmo 500 anos a partir de agora?
Essas questões são centrais para o programa de web K12 arquivamento, uma parceria entre o Internet Archive e da Biblioteca do Congresso. Agora em seu quarto ano, com 5 a 12 alunos participantes nas escolas de todo o país, este programa oferece uma nova perspectiva sobre a história salvar e cultura, permitindo que os alunos participam ativamente e tomar decisões sobre o que "em risco" o conteúdo do site será salvo.

Sobre o Wayback Machine

Navegue através mais de 150 bilhões de páginas arquivadas desde 1996 até alguns meses atrás. Para começar a navegar na Wayback, digite o endereço da web de um site ou página onde você gostaria de começar, e pressione enter. Em seguida, selecione a partir das datas disponíveis arquivados. O resultado do ponto de páginas para outras páginas arquivados em como fechar uma data possível. Busca palavra-chave não é suportado.

O Internet Archive, uma organização 501 (c) (3) sem fins lucrativos, é a construção de uma biblioteca digital de sites de Internet e outros artefatos culturais em formato digital. Como uma biblioteca de papel, nós fornecemos o acesso livre para os pesquisadores, historiadores, acadêmicos e público em geral.



Dica Quente: 

http://archive.bibalex.org , o arquivo da Internet na Biblioteca Nova de Alexandria, Egito, espelha a Wayback Machine. Tente a sua pesquisa lá quando você tiver problemas de conexão com os servidores Wayback.
Fonte: http://archive.org/web/web.php

As organizações que trabalham com o uso de Arquivo-lo para:
  • Apoiar a organização das actividades existentes de preservação digital
  • Arquivo organização e sites relacionados e publicações on-line
  • Arquivo Estado ou sites de agências locais e registros
  • Captura de autoridades eleitas "sites e eventos eleitorais
  • Capturar disponíveis publicamente sites de redes sociais: blogs, tweets, fotos e comentários
  • Criar um arquivo web sobre um tema ou assunto específico
  • Montar o conteúdo para auxiliar na investigação, o financiamento de concessão, e apoio patrono
  • Manter forte sistema de gestão de registros eletrônicos para garantir documentos críticos são preservados
  • Capture "em risco" o conteúdo em rápida mudança eventos
  • Reunir informações da web para aumentar coleções tradicionais e exposições
  • Arquivo arquivos artista, coleções digitais, listas de preços on-line e catálogos de leilões
  • Preservação da lei e da política de materiais relacionados, incluindo atividades da Suprema Corte
 ______


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para compartilhar informações, comentários e links.
Mas seja gentil. :)